quarta-feira, 11 de abril de 2012

A sociedade em constante relação com o homem.

A sociedade faz o homem ou o homem que faz a sociedade? 

Acredito que o homem e a sociedade caminham juntos. Em minha opinião, a sociedade é o reflexo das pessoas que vivem nela, logo o individuo faz a sociedade.
Segundo Rousseau “o homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe”. Já que o homem que faz a sociedade, como a sociedade corromperá o próprio criador? Bem, em uma organização (sociedade) não há apenas as pessoas nela. Há muitos outros grupos que ajudam a influenciar como a igreja (religião), as escolas (congregações), a politica, o meio em que vive. Alguns fatores como este ajudam a sustentar a identidade do ser. A sociedade já tomou sua própria identidade, a tamanha proporção que esta domina que por sua vez tem capacidade de mudar o homem, pois estabelecem padrões, regras.
Afirmamos já que o ser humano recebe influências do seu meio. Como por exemplo, um ser que nasce na mata vai ser influenciado pelo mesmo, vai ter que aprender adquirir habilidades para sobreviver com ele. Tendo com linguagem, ruídos ou coisas parecidas que foram imitadas por animais, também a postura, a etiqueta, sua alimentação, tudo isto serão fatores constituídos pelo seu comportamento. Outro exemplo, um ser que nasce na favela, ele irá aprender desde pequeno a como lidar com aquele lugar que cada dia é uma batalha, por justa causa seu comportamento poderá ser um pouco mais fechado pra si, mais frio. Pois o meio em que ele vive tudo é uma grande guerra: a alimentação, a vestimenta etc. Por ele também viver neste lugar, ele terá um vocabulário diferenciado. O último exemplo é de um ser que nasce, por exemplo, numa classe mais alta, de um padrão de vida melhor. Ele por sua vez terá posturas diferentes, pois foi assim que o ensinaram, terá uma vestimenta, características, linguagem diferenciada.
A sociedade tomou uma proporção muito grande na vida dos seres, muitas vezes ela pode mudar seus comportamentos independentemente do meio em que vive, em que se criou. O homem pode ter regido influências de patamares maiores, e pode se deixar levar para o lado criminoso, violento como modo de revolta com estas leis padronizadas. Aí vem o caso que dizem que todos os ‘favelados’ são ‘criminosos’. Errado. Às vezes, este pode ser o único meio que lhe afirma de sobreviver.
A sociedade estabelece normas, padrões de vida, modelos que devemos seguir. Nós somos influenciados por nossos pais, nossos responsáveis desde pequenos que devemos ir a escola, aprender, nos formarmos para 'ser alguém' na vida. Para termos um emprego e poder proporcionar uma vida boa. Este é o "sistema" que temos que seguir. Mas por que temos que segui-lo? Muita gente não sabe o porquê. Mas este é o capitalismo, o dinheiro move o mundo e você precisa dele para sobreviver. 
Já que a sociedade estabelece regras também para um melhor convívio, uma melhor relação entre os seres humanos, automaticamente eles são reprimidos. Que como segundo Thais Marchand (thaismarchand.blogspot.com) “uma vez que é realmente complicado perceber se o indivíduo pode ou não fazer suas próprias escolhas e moldar o próprio destino” Isto esta ligado ao que chamamos de liberdade.
Hoje em dia a liberdade é muito relativa. E esta está relacionada sim com que nós ‘fazemos a hora’. Basta buscar, ir além. Para isto terá que enfrentar barreiras tanto sociais quanto naturais. Mas hoje em dia já existem redes de apoio. Contanto que o número de resultados bons é de percentual baixo, há chances. Basta ter força de vontade; lute.
A liberdade está ligada com a sociedade. Ninguém é livre por completo dentro da sociedade, sempre haverá um obstáculo, uma lei, uma regra. Acredito que a liberdade está conectada às classes sociais que as rodeiam. ‘O fazer o que quer’ está limitado pelo meio que vive, pelas condições que lhe firmam.
Com base em tudo que relatei, concluo que o ser humano moldou a sociedade, mas a sociedade tornou-se algo ‘individuo’. Pois o humano pode muda-la, e ela pode muda-lo. Podendo acontecer qualquer coisa neste mundo crítico e legislado, a nossa liberdade também padronizada de modo complexado. A sociedade é uma eterna luta pela conquista do olhar. A socialização é um eterno aprendizado em movimento e crescimento constante.

"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes." (Karl Marx)