sábado, 24 de março de 2012

A biologia no cotidiano.



Você sabe o que é Biologia? Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, buscando compreender as características de um ser vivo.  A mesma abrange uma ampla área acadêmica considerada disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. Sendo alguma delas:

A Genética: É a ciência que estuda os genes, a hereditariedade, a transmissão das características biológicas de geração para geração. O trabalho de Watson e Crick em 1953 mostrou que a base da informação genética eram os ácidos nucléicos, especificamente o DNA. A informação genética está presente nos cromossomos, que se encontra na estrutura química da molécula de DNA. Isto tudo é muito ligado a nós, nosso dia-a-dia. Então quando falamos que os filhos se parecem com os pais, avós, tios e até mesmo parentes mais distantes, estamos falando de hereditariedade, uma herança genética que recebemos de nossos ascendentes. 

A Etologia: É a área que estuda o comportamento animal. Tornou-se uma ciência que procura interligar a fisiologia, a ecologia e a psicologia. Segundo Darwin cada espécie tem seu próprio repertório de padrões de comportamento. Os etólogos estudam esses padrões específicos preferencialmente nos seus respectivos habitats, pois acreditam que seus comportamentos são naturalmente reais quando estão no ambiente natural. Assim, para nós, sabermos como e porque nossos animais se comportam de tal maneira. Sabendo por que, por exemplo o nosso cachorro obedece nossas ordens, porque eles latem quando alguém chega perto entre outras.

A Ecologia: É a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, mas também estuda organização das espécies em populações, comunidades. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. O meio ambiente pode afetar os seres vivos pelo espaço em relação a sua sobrevivência e reprodução, ás suas funções vitais e comportamento. É por isso que o meio ambiente e a sua respectiva qualidade informar o numero de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo ambiente. A Ecologia e evolução são consideradas disciplinas irmãs, sendo ramos da ciência da vida, pois estão presentes em teorias evolutivas e ecológicas. Como na evolução do ser humano, que foi criando os dentes que chamamos como sizos para ajudar a triturar, mastigar raízes e plantas.

A Clínica: É uma especialidade da biologia profissional. Atuam na saúde, incluindo citologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, hematologia e genética, sempre primando por um enfoque educacional das comunidades. Está área é a mais, digamos, conhecida pelas pessoas. Pois é a ciência que tem como objetivo curar-nos quando estamos doentes, com algum problema de saúde, dando-nos orientações para uma vida mais saudável.

A Embriologia: É a ciência que estuda nos vegetais, animais e humanos o desenvolvimento dos órgãos e sistemas, a partir de uma célula. É o aprofundamento do processo de formação dos gametas à fecundação. O desenvolvimento do embrião começa pela relação sexual, que passara sucessivamente por três fases até a sua formação. Esta ciência é muito útil, pois permite informar o estado da mãe e filho em relação à saúde e ao seu crescimento, desenvolvimento. E com os tempos de hoje é melhor ainda, pois possuímos máquinas com alta tecnologia, dando-lhes dados mais específicos, melhores.

Podemos não perceber, mas a biologia cerca nosso dia-a-dia, com o modo de nós sermos, nossos comportamentos, nosso ambiente. Esta nos permite saber como funcionamos, como surgimos independente da espécie ou natureza. Isto tudo para nós podemos entender as origens, estados da vida e fazer do mundo, um lugar melhor para se viver!