domingo, 25 de novembro de 2012

(Física) Comentários em:

Bruna Oliveira - http://brunaoliveira2012.blogspot.com.br/2012/11/tarefa-de-fisica-3-energia.html?showComment=1353895163010#c5993223894904657944

Giulia Bodanese - http://giubodanese.blogspot.com.br/2012/11/tarefa-3-fisica-energia.html?showComment=1353895730928#c62999856367205257

Energia limpa e renovável.


Para muitos cientistas, a energia é algo considerado impossível de definir, apenas se sabe. A energia é o combustível que move o mundo, pois sem ela não há trabalho. Ela está desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço, sendo parte praticamente de tudo na nossa rotina como ver televisão, usar computador, usar o celular, cozinhar, manter a geladeira, andar de carro entre outras mil coisas.

Com este seu conceito tão amplo, pode assim, assumir diversas formas sendo alguns considerados limpos e renováveis e outros podendo causar malefícios ao meio ambiente e aos seres vivos. Por exemplo, a energia solar, faz parte da fonte de energia renovável, já os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) têm uma quantidade limitada, caso não tenha um consumo coerente.  Mas então, o que é energia renovável?

Fontes de energia renovável são aquelas originárias de fontes naturais que possuem a capacidade de se obter novamente sendo regenerativa, ou seja, não se esgotam. A energia renovável pode ser considerada uma energia limpa, porque é produzida a partir de recursos extraídos da natureza. A Energia Limpa, considerada assim, não devem liberar gases ou resíduos durante seu processo de obtenção e principalmente seu uso.

Atualmente há várias formas de obtenção de energia como a nuclear, térmica, elétrica, solar, eólica, hidrelétrica, etc. A energia eólica é uma energia produzida pelo ar em movimento, é uma fonte inesgotável de energia e abastece locais aonde a energia elétrica não é alcançada, sendo considerada limpa. Assim como a energia solar, que provém do sol, a hidráulica e a termelétrica.

Em minha opinião, a energia que menos prejudica o meio ambiente é a solar e a eólica. A solar, provindo do sol, pois mesmo que não esteja presente fortemente, está diariamente. Sendo adotada já por muitas empresas e até mesmo em casas pela utilização de painéis solares capazes de captar esses raios. Um ponto ruim é o investimento que ela precisa para ser utilizada. E a energia eólica também, é muito corrente e aplicada no nosso cotidiano mesmo sendo um pouco complicada a sua produção.

Isso deve começar de nós mesmos para que o governo, os países e todos comecem a adquirir e aproveitar de forma saudável aquilo que a natureza pode nos oferecer. Deixando de investir em futilidades e colocar a sua e a nossa economia naquilo que nos auto ajude no mundo que, iremos deixar para nossas futuras gerações!

domingo, 11 de novembro de 2012

(Biologia) Comentários em:

Laura Gelpi - http://lauragelpimd.blogspot.com.br/2012/11/atividade-de-biologia-celulas-tronco.html
Simone Marin - http://simone-marin.blogspot.com.br/2012/11/trabalho-de-biologia-3-celulas-tronco.html
Letize - http://letizeazambuja.blogspot.com.br/2012/11/celulas-tronco_9437.html

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Células-Tronco Embrionárias e Pluripotentes


             A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, capaz de atuar de maneira autônoma. Nós, todo nosso corpo, já foi uma única célula e foi a partir da fusão do espermatozoide com o óvulo que esta foi formada: o zigoto. O qual se divide milhares de vezes dando origem ao embrião, que são originadas de células tronco.

 As células-tronco são as células extraídas ainda na fase embrionária que, apresentam uma grande capacidade de se transformar em células iguais a ela (replicação) e qualquer outro tipo de célula como os neurônios, hemoglobina (sangue) e os epitélios. Ainda, conseguindo se diferenciar em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, a qual permite que um embrião se transforme em um corpo formado.
É seu potencial de transformação que faz com que tenham muitas finalidades que podem ser utilizadas, principalmente na área terapêutica, sendo essencialmente úteis em terapias às doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais entre outras, já que podem gerar células de diversos tecidos do nosso corpo. Também são aplicadas em estudos de desenvolvimento humano, para entender como se dá a evolução de um indivíduo; no teste para novos medicamentos, podendo ser verificadas em células humanas; O principal objetivo das pesquisas com estas células é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas.
No mundo, ainda há um debate sobre a utilização de embriões para procedência de células tronco. Mas os embriões são doados com autorização, e ainda, o embrião coletado na clínica de fertilização em vitro seria o suficiente para gerar material durante anos para o mundo todo.
Na busca de novas maneiras de produzir células-tronco, desenvolveram uma técnica para reprojetar células epiteliais em células-tronco. Para a realização disso, os cientistas tiveram que forçar as células da pele a produzir proteínas para assistência do estado da célula-tronco. Essas células foram chamadas de células tronco pluripotentes (IPS) a qual, podem produzir células iguais a elas e qualquer outro tipo de célula num ser adulto, ou seja, tem as mesmas aplicações do que uma célula-tronco embrionária.
Essas células com pluripotência são derivados de indivíduos adultos, assim, são uma boa matriz para o estudo de traumas, pois tem as mesmas características que o doador, facilitando o entendimento da doença e a fabricação dos remédios que podem ser feitos especialmente para cada pessoa.

Concluindo... As células-tronco são a expectativa da cura para algumas doenças que podem ser mortais mesmo que método de obtenção seja polêmico, pois o embrião é destruído, assim, as células-tronco são removidas. E mesmo sendo a cura para algum individuo que sofra algum trauma, é considerada a morte de uma forma de vida humana.

domingo, 19 de agosto de 2012

LHC e o Bóson de Higgs


     O LHC (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons) é o maior experimento cientifico já feito: o maior acelerador de partículas do mundo. Possui 27 km de circunferência. Mais de 10 mil cientistas e engenheiros se reuniram para construir esta máquina. Ela acelera os prótons – núcleos de hidrogênio – a 99,999999 por cento da velocidade da luz. A esta velocidade eles circulam os 27 km de circunferência 11 mil vezes por segundo. As partículas seguem direções opostas, e quando são desviadas pra um dos quatro detectores do LHC, ocorre uma colisão. Esta colisão emite as condições que eram presentes depois que o universo surgiu.

      Por que saber quais eram as condições presentes quando o universo surgiu, quando aconteceu o Big-Bang? O objetivo da física é entender como tudo é feito e como se mantêm junto, desde nós até as galáxias. Se olharmos para trás, no tempo, o universo fica mais quente, mais denso e mais simples. Assim toda essa complexidade pode ficar simples. Até agora, ele é feito de 12 partículas da matéria juntas por quatro forças da natureza. Dentre estes 12 estão os que constituem os núcleos atômicos do nosso corpo, o elétron, o Z e o W, que são a força nuclear fraca. E sem ela o sol não brilharia, e quando ele brilha temos inúmeros neutrinos. Que se olharmos para o nosso polegar, teria cerca de 60 bilhões de neutrinos por segundo do Sol, passando através do nosso corpo. Mas não sentimos por causa de sua força fraca, corretamente nomeada. 

Mesmo elas sendo incrivelmente minúsculas, descobrimos praticamente todas. E houve uma das maiores descobertas cientificas do século 20 para sustentar tudo isto. E é o “Modelo Padrão”, uma equação matemática que serve para todas as teorias da física. Até mesmo para fazer uma camiseta até o que está acontecendo no universo, exceto a gravidade. Mas nesta equação há uma parte que possui o H, que é para a partícula de Higgs (bóson de Higgs) que ainda não foi descoberta, mas sem este H no Modelo Padrão não poderia ser efetuado esta equação, sendo assim necessária para fazer esta matemática funcionar. Considerada uma previsão, uma previsão de uma nova partícula.

O bóson de Higgs é associado ao campo de Higgs que dá massa a tudo no universo. Os elétrons no nosso corpo e no universo são de certa forma, maciços e pesados porque estão cercados de partículas de Higgs. Eles estão interagindo com o campo de Higgs. O bóson de Higgs ficou conhecido como "partícula de Deus", porque, assim como Deus, estaria em todas as partes, mas é difícil de definir, também por causa da dificuldade em encontrá-la por meio de experimentos. 

O bóson de Higgs funciona como um campo de força que fica envolta de todas as partículas. Sem o campo de Higgs, as partículas viajariam pelo espaço sem parar e na velocidade da luz, logo não existiria massa. Então não teria galáxia, planetas, nem mesmo seres vivos. E assim era nos primeiros instantes do Big-Bag. Mas com o surgimento do campo de Higgs (Bóson de Higgs) preencheu todo o universo, e as partículas não podiam mais viajar livremente, pois com a interação com o campo de Higgs, reduz sua velocidade. A interação com algumas partículas é maior, pois estas são as partículas mais pesadas, de maior massa. Com as outras partículas, a interação é menor, pois são mais leves, com menos massa e que por isso viajam com uma velocidade maior. 

O bóson de Higgs não é visto diretamente. O Higgs dura uma fração de segundo, e depois se decompõe em dois fótons ou em quatro léptons. São essas partículas vistas e a energia emita pelo Higgs que faz com que continuem seguindo no LHC até chegarem à próxima colisão.

As características achadas pelo LHC são iguais a do bóson de Higs, por isso acreditam que finalmente encontraram, mesmo sabendo de sua existência.

terça-feira, 24 de julho de 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

(Biologia) Comentários em:

Andressa Rocha (102) - http://andressaasrr.blogspot.com.br/2012/06/biologia-pegada-ecologica.html?showComment=1340930020666#c7378054346275938794
Pedro Castro - http://pedrocastroblog.blogspot.com.br/2012/06/pegada-ecologica.html?showComment=1340928001221#c4414278435768750462
Isis Gonzaga (102) - http://isisgonzaga.blogspot.com.br/2012/06/biologia.html?showComment=1340929374171#c6498699586802990591

Sustentabilidade: Como é a sua Pegada Ecológica?


            Sustentabilidade pode ser definida pela capacidade dos homens de se relacionarem com o mundo, na preservação do meio ambiente para não prejudicar as próximas gerações socialmente, culturalmente, economicamente e principalmente, ambientalmente. E ainda pensando juntamente nas suas necessidades no presente. Assim, fazendo com que os humanos desenvolvam a habilidade de sustentar e suportar condições que permitam a permanência de sistemas.

         Para haver uma sustentabilidade, todos devem ter uma pegada ecológica “suave”. A pegada ecológica é uma estimativa que apresenta a nossa forma de vida relacionada à capacidade do planeta de oferecimento, a absorção de resíduos e a renovação de recursos naturais. Devemos, assim, ter uma pegada ecológica “suave” porque quanto mais exploramos o meio ambiente, maior é a marca que deixamos no planeta Terra. Pois a ação de cada um afeta o outro.

         Você mesmo pode saber como anda sua pegada ecológica fazendo um teste. Após a realização do próprio, respondendo perguntas relacionadas ao cotidiano e hábitos, pude resultar:
         Que se todos vivessem como eu, seria necessária uma regeneração de menos de um (1) planeta, mais precisamente 0.8 planetas por ano. E Sabendo que a média da biocapacidade é de 1.8 hectares globais por pessoa, a minha “pegada” esta abaixo desta média, sendo aproximadamente 1.5 hectares, comparados aos recursos mundiais disponíveis e à média da pegada de outros países (Reino Unido, Argentina, Equador e o próprio Brasil) que estão acima desta taxa de 1.8 hectares globais por pessoa.

         Adicionando, eu possuo 8.5% da área de energia, ou seja, a área reservada para absorver minhas emissões de carbono (Pegada Ecológica). Na área cultivada, eu tenho uma porcentagem de 30.5 que é a área necessária para o cultivo frutas, grãos e verduras incluindo pastos e alimentos para criação de animais. Eu possuo 31.6% na área de pastagem a qual é a medição da área de prados precisa para o manejo sustentável de rebanhos. Já na área construída (área coberta pela infraestrutura humana) eu tenho uma taxa de 4%. E por último, a área pesqueira que corresponde à área aquática necessária para a produção do peixe consumido, relata uma porcentagem de 1.9.

         As maiores áreas de minha “pegada” ecológica são os alimentos, sendo ele maior que a junção de todas as áreas, seguido pelo transporte. A moradia e a administração são de considerações muito menores. Com estes dados, pude constatar que possuo uma “pegada” mais pesada na área de pastagens e na área cultivada, pois o consumo de alimentos principalmente por animais (carne) são grandes e devem ser alterados. Minha “pegada” pode ser melhorada também na questão da direção, de se locomover com transportes, por mais que eu utilize mais os públicos, para o bem próprio e de todos.

          Concluindo... Para nós alcançarmos a sustentabilidade, devemos olhar primeiramente para o nosso estilo de vida (comendo menos carne, dirigindo menos, usufruir mais de transportes públicos, e diminuir o consumo e uso excessivo de bens). Assim como o governo também deve fazer sua parte e incluir assim, fatores ambientais nas suas construções de estradas, infraestrutura, serviços públicos do país e de todo o mundo.
         Devemos nos dedicar e concentrar à nossa Pegada Ecológica, fazendo isso irá ajudar você mesmo, as outras pessoas, as próximas gerações e a Terra. Faça a sua parte! 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O que é Física?


Física vem do grego antigo "natureza". É a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Sua linguagem natural é a matemática. Ela busca compreender cientificamente os comportamentos naturais do mundo no nosso ao redor, desde  corpos até o universo como um todo. A física é considerada uma ciência fundamental pela sua presença ampla no cotidiano.

O objeto de estudo que a física possui é a natureza e os fenômenos naturais do Universo. E por estas serem tão amplas, a física se fragmenta em diversos ramos para abordar mais precisamente cada assunto. Sendo essas as áreas que se dividem:

A Mecânica estuda os movimentos dos corpos e seu repouso, e busca a explicação para as suas ocorrências. É o ramo de estudo mais antigo da Física porque diz respeito à explicação para os movimentos que os corpos executam. E essa busca vem desde a Antiguidade.
A Termologia estuda o calor, ou seja, as manifestações de energia que produzem variação de temperatura sendo ela, aquecimento ou resfriamento.
A Acústica estuda os sons, que são desenvolvida na comunicação oral e escrita, voz, audição.
A Óptica estuda a luz, o ‘olhar’. É o ramo que explica os fenômenos da reflexão, refração e difração.
A Eletricidade estuda a energia elétrica.
E por fim, a física Nuclear procura entender as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear. São estudos que estão relacionados à investigação do surgimento do universo, sua evolução, e estrutura.

Física é uma ciência, e suas evoluções podem ser traduzidas no desenvolvimento tecnológico. Como no eletromagnetismo, que permitiu o desenvolvimento de tecnologias, como computadores e celulares que influenciam no cotidiano moderno. O domínio da energia elétrica que permitiu e permite que tudo esteja ligado, que todos os dias o mundo receba informações instantâneas, e pela construção destes aparelhos elétricos. A aplicação da mesma foi e é benéfica para o humano, pois contribui para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna. E isto é de grande importância para a humanidade. Mas também a física esta relacionada a grandes fenômenos, como os movimentos, a velocidade, a aceleração, e a força.

A física vai além de formulas e cálculos. E embora não percebemos, ela é muito importante para nós. Ela esta presente nas atividades que realizamos, reconhecendo os fenômenos, poderemos entendê-los e aproveitá-los para nosso bem estar. A física está no momento em que você aperta o botão para acender a luz, o tocar do despertador, no movimento que você faz com o carro, dos sons e/ou da musica que você escuta, está nas micro-ondas que você liga para esquentar seu leite. Ela é do nosso cotidiano, e nos permite executar e entender o que há a nossa volta.

Concluindo, a física traz muitos benefícios e é de extrema importância no mundo que vivenciamos hoje. 

domingo, 27 de maio de 2012

IIhas Malvinas.

1- ¿Cuándo Argentina declara guerra a Inglaterra?
A Argentina declara guerra à Inglaterra em 1982, no dia 2 de Abril.

2- ¿Cuál es el término que cedió Las Malvinas por España?
A Independência da Argentina da Coroa Espanhola.

3- ¿Quién fueron los primeros seres humanos nacidos en la Isla? ¿Ingleses?¿Argentinos?¿Españoles?
Os argentinos foram os primeiros seres humanos nascidos na Ilha.

4- ¿En qué año el Reino Unido reconoce la independencia Argentina?
 O Reino Unido reconhece a Independência da Argentina no mesmo ano em que a mesma declara-a . Ou seja, o Reino Unido reconhece-a em 1825. 

5- ¿Que gobernador Argentino impulsó el negocio entre  las islas?
 O governador que impulsionou os negócios entre as Ilhas foi Luis Vernet, o quarto governador Argentino.

6- ¿En 1830 qué país llegó a la isla dando señales amigables? ¿y qué ha hecho este país delante de la confianza del pueblo argentino?
A França chegou às ilhas demonstrando sinais amigáveis. Depois dos Argentinos terem mostrado confiança e os deixarem desembarcar, os Franceses atacaram de surpresa, destruindo a ilha. Assim, o Reino Unido pôde invadir as ilhas e tomar posse da mesma. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

O negrinho do Pastoreiro.


Era uma vez um estancieiro, ele era muito mau e era o meu pratão. Ele possuía uma ponta de surrões de onças e meias-doblas e diversas pratarias. Ele era tão pão-duro que não dava hospedaria para ninguém e não emprestava seu cavalo. Na sua casa durante o inverno, seu fogo não fazia brasas. As pessoas poderiam morrer de frio, que sua porta não abria. No verão, a sombra de seus umbus só era para os cachorros, e ninguém poderia beber sua água.
A consequência de tudo isto é quando alguém precisava de algum serviço, ninguém vinha lhe ajudar. Porque o homem dava para comer um churrasco magro, farinha grossa e erva e nem um fumo a oferecer. E sendo choramingando, como se fosse a pele dele que estivesse a dar.  
O estancieiro só dava atenção para seu filho e para mim. E parecia também que seu filho só tinha olhos para mim, pois em todas as tarde eu sofria com os tratos deste, que judiava de mim e só ria. Eu, um escravo preto como carvão a quem todos me chamam de Negrinho. Eu não tenho nome e nem padrinho, a única coisa que tenho neste mundo é a Virgem, Senhora Nossa.
Num dia, o estancieiro atou com seu vizinho. Este queria que a parada fosse para os pobres, mas o estancieiro não concordou, e disse que a parada era pra ser do dono do cavalo que ganhasse. De tão ruim que era... E esta parada era com mil onças de ouro.
Então eles fizeram sua corrida. E começou a tormenta: começaram a dizer que era empate! E eu apavorado, comecei a gemer para minha madrinha, com muito medo.  Pois sabia que o estancieiro ia judiar-me. Até que o júri disse que o nosso cavalo havia perdido.  Assim, depois vieram, e me prenderam pelos pulsos e me deram uma coça. Tudo pelas aquelas malditas onças da corrida do cavalo.
Na madrugada, o estancieiro veio e me levou ao alto das coxilhas. Sabia que boa coisa não poderia ser, e então ele me disse: — Trinta quadras tinha a cancha da carreira que tu perdeste: trinta dias ficarás aqui pastoreando a minha tropilha de trinta tordilhos negros... O baio fica de piquete na soga e tu ficarás de estaca! Caí a chorar enquanto pastavam. Era a pior sensação do mundo. Estava morrendo de fome, quase sem forças e o único lugar que me veio a mente para descansar era a um cupim. Tudo parecia não conspirar a favor à mim, até mesmo as corujas que me rodeavam pareciam estar rindo da  minha situação. Fiquei muito assustado com tudo, com medo então eu pensei na minha madrinha Nossa Senhora, que foi me tranquilizando até cair no sono.
Quando acordei, ou melhor, fui acordado pelo tropel só escutei berros, e os galos cantando. Nem o céu eu enxergava. Olhei ao arredor e não havia mais nada; não havia mais o pastoreio. Comecei a chorar. As coisas não estavam indo bem. O estancieiro mandou me prender daquele mesmo modo novamente. E depois pediu para eu ir procurar o perdido. Quando eu fui, só o que me restava era um pingo de esperança, e eu ia chorando pensando na minha madrinha. Parei então, e fui ao oratório da casa e tomei a vela acesa da imagem e saí para o campo, na minha missão.
Eu fui seguindo, e por onde eu passava a vela ia pingando cera e parecia que dali nascia uma luz, que assim clareavam todo meu ver. Assim eu pude ver onde estava o gado, o pastoreio e toquei a diante. Por aquele momento eu pus-me a rir. Depois, gemendo de dor, de angustia, de cansaço, de tudo me deitei ao cupim e tudo se apagou, a única coisa que agora rodeava minha mente era o meu sonho, era a minha madrinha. Porém quando clareou o dia o menino veio me acordar e dizendo ao meu patrão que os cavalos não estavam lá. Não era possível! Aquele menino desgraçado  botara pra fugir eles só para me ver sofrer. E caí a chorar...
Não era surpresa para mim que iam judiar de mim novamente. E que se eu contasse no que eu acreditara, o patrão ia me maltratar mais. E então ele se pôs a fazer novamente comigo o que já tenha feito. Mas desta vez foi mais intenso, meu sangue foi se escorrendo pelo corpo e eu ali pedindo para minha madrinha me ajudar, me iluminar. Gritando. Tinha sido meu fim.
Porém com tudo isso que o estancieiro me fez, ele ficou transtornado. Minha alma estava ali só observando-o no meio daquele formigueiro que ele me botara. Juntamente com minha madrinha e os trinta tordilhos. Estava eu sarado e risonho, toquei a tropilha a galope, e o senhor ajoelhou-se diante de mim. Assim foi a ultima vez que achei o pastoreio. Não chorei e nem ri.
Muitos acenderam velas por mim. E quando qualquer cristão pedia algo, eu campeava e achava, mas só entregava se acendesse uma vela à minha madrinha, que me salvou e deu-me uma tropilha, que conduz e pastoreio, sem ninguém ver.
Todos os anos, eu desapareço, durante três dias, em algum formigueiro e visito minhas amigas formigas. E ao nascer do sol do terceiro dia eu monto-o e vou fazer minha recolhida. É quando acontece as disparada das cavalhadas e olham e não vê ninguém.
E eu vou conduzindo o pastoreio, sarado e risonho, cruzo os campos, corta os macegais, bandeio as restingas, desponto os banhados, varo os arroios, subo as coxilhas e desço às canhadas. Andando sempre à procura dos objetos perdidos, pondo-os de jeito a serem achados pelos seus donos, desde que acendam uma veja. Cuja luz levo para o altar da Virgem Senhora Nossa, madrinha dos que não a têm. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A sociedade em constante relação com o homem.

A sociedade faz o homem ou o homem que faz a sociedade? 

Acredito que o homem e a sociedade caminham juntos. Em minha opinião, a sociedade é o reflexo das pessoas que vivem nela, logo o individuo faz a sociedade.
Segundo Rousseau “o homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe”. Já que o homem que faz a sociedade, como a sociedade corromperá o próprio criador? Bem, em uma organização (sociedade) não há apenas as pessoas nela. Há muitos outros grupos que ajudam a influenciar como a igreja (religião), as escolas (congregações), a politica, o meio em que vive. Alguns fatores como este ajudam a sustentar a identidade do ser. A sociedade já tomou sua própria identidade, a tamanha proporção que esta domina que por sua vez tem capacidade de mudar o homem, pois estabelecem padrões, regras.
Afirmamos já que o ser humano recebe influências do seu meio. Como por exemplo, um ser que nasce na mata vai ser influenciado pelo mesmo, vai ter que aprender adquirir habilidades para sobreviver com ele. Tendo com linguagem, ruídos ou coisas parecidas que foram imitadas por animais, também a postura, a etiqueta, sua alimentação, tudo isto serão fatores constituídos pelo seu comportamento. Outro exemplo, um ser que nasce na favela, ele irá aprender desde pequeno a como lidar com aquele lugar que cada dia é uma batalha, por justa causa seu comportamento poderá ser um pouco mais fechado pra si, mais frio. Pois o meio em que ele vive tudo é uma grande guerra: a alimentação, a vestimenta etc. Por ele também viver neste lugar, ele terá um vocabulário diferenciado. O último exemplo é de um ser que nasce, por exemplo, numa classe mais alta, de um padrão de vida melhor. Ele por sua vez terá posturas diferentes, pois foi assim que o ensinaram, terá uma vestimenta, características, linguagem diferenciada.
A sociedade tomou uma proporção muito grande na vida dos seres, muitas vezes ela pode mudar seus comportamentos independentemente do meio em que vive, em que se criou. O homem pode ter regido influências de patamares maiores, e pode se deixar levar para o lado criminoso, violento como modo de revolta com estas leis padronizadas. Aí vem o caso que dizem que todos os ‘favelados’ são ‘criminosos’. Errado. Às vezes, este pode ser o único meio que lhe afirma de sobreviver.
A sociedade estabelece normas, padrões de vida, modelos que devemos seguir. Nós somos influenciados por nossos pais, nossos responsáveis desde pequenos que devemos ir a escola, aprender, nos formarmos para 'ser alguém' na vida. Para termos um emprego e poder proporcionar uma vida boa. Este é o "sistema" que temos que seguir. Mas por que temos que segui-lo? Muita gente não sabe o porquê. Mas este é o capitalismo, o dinheiro move o mundo e você precisa dele para sobreviver. 
Já que a sociedade estabelece regras também para um melhor convívio, uma melhor relação entre os seres humanos, automaticamente eles são reprimidos. Que como segundo Thais Marchand (thaismarchand.blogspot.com) “uma vez que é realmente complicado perceber se o indivíduo pode ou não fazer suas próprias escolhas e moldar o próprio destino” Isto esta ligado ao que chamamos de liberdade.
Hoje em dia a liberdade é muito relativa. E esta está relacionada sim com que nós ‘fazemos a hora’. Basta buscar, ir além. Para isto terá que enfrentar barreiras tanto sociais quanto naturais. Mas hoje em dia já existem redes de apoio. Contanto que o número de resultados bons é de percentual baixo, há chances. Basta ter força de vontade; lute.
A liberdade está ligada com a sociedade. Ninguém é livre por completo dentro da sociedade, sempre haverá um obstáculo, uma lei, uma regra. Acredito que a liberdade está conectada às classes sociais que as rodeiam. ‘O fazer o que quer’ está limitado pelo meio que vive, pelas condições que lhe firmam.
Com base em tudo que relatei, concluo que o ser humano moldou a sociedade, mas a sociedade tornou-se algo ‘individuo’. Pois o humano pode muda-la, e ela pode muda-lo. Podendo acontecer qualquer coisa neste mundo crítico e legislado, a nossa liberdade também padronizada de modo complexado. A sociedade é uma eterna luta pela conquista do olhar. A socialização é um eterno aprendizado em movimento e crescimento constante.

"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes." (Karl Marx)

sábado, 24 de março de 2012

A biologia no cotidiano.



Você sabe o que é Biologia? Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, buscando compreender as características de um ser vivo.  A mesma abrange uma ampla área acadêmica considerada disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. Sendo alguma delas:

A Genética: É a ciência que estuda os genes, a hereditariedade, a transmissão das características biológicas de geração para geração. O trabalho de Watson e Crick em 1953 mostrou que a base da informação genética eram os ácidos nucléicos, especificamente o DNA. A informação genética está presente nos cromossomos, que se encontra na estrutura química da molécula de DNA. Isto tudo é muito ligado a nós, nosso dia-a-dia. Então quando falamos que os filhos se parecem com os pais, avós, tios e até mesmo parentes mais distantes, estamos falando de hereditariedade, uma herança genética que recebemos de nossos ascendentes. 

A Etologia: É a área que estuda o comportamento animal. Tornou-se uma ciência que procura interligar a fisiologia, a ecologia e a psicologia. Segundo Darwin cada espécie tem seu próprio repertório de padrões de comportamento. Os etólogos estudam esses padrões específicos preferencialmente nos seus respectivos habitats, pois acreditam que seus comportamentos são naturalmente reais quando estão no ambiente natural. Assim, para nós, sabermos como e porque nossos animais se comportam de tal maneira. Sabendo por que, por exemplo o nosso cachorro obedece nossas ordens, porque eles latem quando alguém chega perto entre outras.

A Ecologia: É a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, mas também estuda organização das espécies em populações, comunidades. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. O meio ambiente pode afetar os seres vivos pelo espaço em relação a sua sobrevivência e reprodução, ás suas funções vitais e comportamento. É por isso que o meio ambiente e a sua respectiva qualidade informar o numero de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo ambiente. A Ecologia e evolução são consideradas disciplinas irmãs, sendo ramos da ciência da vida, pois estão presentes em teorias evolutivas e ecológicas. Como na evolução do ser humano, que foi criando os dentes que chamamos como sizos para ajudar a triturar, mastigar raízes e plantas.

A Clínica: É uma especialidade da biologia profissional. Atuam na saúde, incluindo citologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, hematologia e genética, sempre primando por um enfoque educacional das comunidades. Está área é a mais, digamos, conhecida pelas pessoas. Pois é a ciência que tem como objetivo curar-nos quando estamos doentes, com algum problema de saúde, dando-nos orientações para uma vida mais saudável.

A Embriologia: É a ciência que estuda nos vegetais, animais e humanos o desenvolvimento dos órgãos e sistemas, a partir de uma célula. É o aprofundamento do processo de formação dos gametas à fecundação. O desenvolvimento do embrião começa pela relação sexual, que passara sucessivamente por três fases até a sua formação. Esta ciência é muito útil, pois permite informar o estado da mãe e filho em relação à saúde e ao seu crescimento, desenvolvimento. E com os tempos de hoje é melhor ainda, pois possuímos máquinas com alta tecnologia, dando-lhes dados mais específicos, melhores.

Podemos não perceber, mas a biologia cerca nosso dia-a-dia, com o modo de nós sermos, nossos comportamentos, nosso ambiente. Esta nos permite saber como funcionamos, como surgimos independente da espécie ou natureza. Isto tudo para nós podemos entender as origens, estados da vida e fazer do mundo, um lugar melhor para se viver!